Existem homens que ajudaram a fazer a história de Campos do Jordão. José Manuel Gonçalves foi certamente um deles. Veio de Portugal em 05/10/1946 e fez do Brasil sua pátria e Campos do Jordão sua cidade.
Aqui Chegando foi de imediato trabalhar no Hotel Estoril na função de Gerente.
Algum tempo depois adquiriu o Restaurante Nevada e com esforço e sacrifício construiu o Hotel Nevada I e a seguir o Nevada II (hoje Hotel Barcelos) ambos no bairro de Capivari a quem deram e dão muita força ao turismo de Campos do Jordão.
Mas José Manoel Gonçalves tinha um sonho muito maior. Era de ajudar e dar assistência aos menos favorecidos pela sorte. Assim todos os dias, tanto o restaurante quanto os hotéis, mandavam alimentos para a Santa Casa e para outros hospitais, além de um atendimento pessoal.
Pelo seu trabalho em favor dos carentes foi provedor da Santa Casa de Campos do Jordão, onde ficou quase onze anos na diretoria deixando a mesma, quando já doente, por determinação médica foi morar na cidade de Tremembé. Ainda assim, exigia de seus auxiliares, que ajudassem as entidades assistenciais. Pela Santa Casa deu tudo de si. Seu trabalho foi tão brilhante e humano, que os médicos e pacientes que se encontravam na rua sempre diziam "Oi seu Zé do Nevada".
Pelo menos três vezes por dia estava o "Seu Zé" no hospital. Estava sempre ao lado dos pacientes levando sempre uma palavra amiga de conforto e segurança e para as crianças sempre balas no bolso.
Em sua administração fez a reforma de imensos quartos e apartamentos com banheiros, lavabos e banheiros para enfermeiros e enfermeiras; fez o laboratório. Através de seu trabalho e persistência, conseguiu da prefeitura local o gerador de energia para a Santa Casa.
Tudo que fez, inclusive viagens sempre por conta própria.
Não só na Santa Casa, mas em outros setores "Seu Zé do Nevada" sempre esteve presente. Foi um grande incentivador do Ricardo Castelfranchi quando da edição do Guia Turístico.
Fez parte do Lions Clube de Campos do Jordão, onde obteve atuação destacada, ocupou vários cargos, inclusive o de Presidente.
Convocado para dirigir a Convenção nacional do Lions Internacional aqui na cidade de Campos do Jordão em 1978, se houve com tanto brilho, ao comandar mais de 8.000(oito mil) leões, que recebeu os melhores elogios do Presidente Internacional e de todos os distritos do Brasil.
Como comerciante não poderia deixar de fazer parte da Associação Comercial. O nosso homenageado, foi casado em primeira núpcias com Maria de Lourdes Gonçalves tendo um filho de nome Nelson Gonçalves. Criou um sobrinho de nome Luiz (já falecido).
Em segunda núpcia, casou-se com Sonia Regina Gonçalves. Em 17 de Março do ano de 2001 veio a falecer, sendo velado no necrotério de sua querida Santa Casa de Campos do Jordão e por toda sociedade jordanense.
Homens como José Manoel Gonçalves não podem ser esquecidos.
Campos do Jordão precisa dar continuidade a sua história de fama, beleza e trabalho homenageando o grande e querido José Manoel Gonçalves.
Campos do Jordão precisa dar continuidade a sua história de fama, beleza e trabalho homenageando o grande e querido José Manuel Gonçalves, que hoje é nome de avenida e tem o título de cidadão emérito concedido pela Câmara Municipal.
Uma casa com tradição, isto se fez com certeza, quando por um período de adequação teve a administração do Sr. José Raimundo Correa, formado pela USP - Largo de S.Francisco, detentor de vários títulos, exímio conhecedo do mundo jurídico, procurador do município pela cidade de Guarujá, com seus conhecimentos, por quase 5 anos ajudou-nos e muito a reestruturar e administrar esta casa, tornando-se assim um dos restauranes mais tradicionais e conhecidos de Campos do Jordão.
O logotipo do Restaurante Nevada foi criado pelo saudoso Sr. Orestes M.Donato, lá pelos anos 65/66.